- Área: 34930 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Roland Halbe
-
Fabricantes: Gradhermetic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto busca conjugar espaços de relação entre o privado das residências com o que acontece no entorno. Neste sentido, as habitações adquirem uma forma na organização em planta, que torna o sul um espaço atrativo onde podem ser implantados cafés, restaurantes, comércio. Um espaço também representativo e vital em termos de intercâmbio de funções, urbano e de grande potencial econômico.
Foi evitada a orientação norte, sendo a leste e oeste as predominantes no projeto. Em todo caso, o sistema compositivo das residências dispõem de elementos como as persianas para que durante o verão não haja incidência direta solar e durante o inverno seja possível obter as vantagens energéticas da mesma.
A disposição dos edifícios permite que o interior do terreno, todo ajardinado, disponha de uma boa insolação.
Junto com a organização do espaço público, a eficiência na organização e a economia de meios foram os dois principais conceitos para a escolha da tipologia. A ideia de gerar o menor número de núcleos de comunicação vertical possível foi fundamental. Igualmente, a concentração de todos os núcleos de instalações asseguram uma futura transformação livre do resto dos espaços caso seja necessário.